O Nintendo 64 (N64) é o quarto video-game doméstico da empresa japonesa Nintendo.
Lançado em 23 de Junho de 1996 no Japão e em 29 de Setembro nos EUA, o Nintendo 64 contava com apenas dois títulos de lançamento: Super Mario 64 e PilotWings 64. Já quando foi lançado na Europa, em 1 de Março de 1997, o console contava também com o jogo Star Wars: Shadows of the Empire. Foi o último console doméstico a utilizar cartuchos (chamados pela Nintendo de "Game Packs"), distribuídos no Brasil inicialmente pela empresa Playtronic e posteriormente pela Gradiente Eletrônicos.
O console foi anunciado em 1993 com o codinome "Project Reality". Em 1995 fora primeiro apresentado com o nome Nintendo Ultra 64 [1], tendo o nome reduzido para Nintendo 64 em Fevereiro de 1996 (apenas 5 meses antes do lançamento).
Considerado inovador na época de seu lançamento, o console era dotado de um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics, o que possibilitou gráficos de qualidade inédita com profundidade de cor de até 32 bits. O Nintendo 64 também contava com um avançado processador de áudio, o que permitu a alta qualidade da trilha e efeitos sonoros, também inéditos na história dos consoles.
Toda essa complexibilidade tinha seu preço: os programadores afirmavam que era um grande desafio manter todos os processadores da máquina trabalhando em sincronia. A Nintendo argumenta que corrigiu o problema em seu novo console, o GameCube.
Especificações técnicas
- Desenhado pela Silicon Graphics.
- CPU: R4300i 64bit, clock: 93.75 MHz, 125MIPS;
- Co-processador Cop0, Cop1, Cop2 (RCP) 64 bits, clock: 62.5 MHZ;
- RAM 4MB (8MB com Expansion Pack);
- Vídeo Paleta de 24bit, resolução 320x240, processamento 3d: 160MIPS;
- Som Usa os co-processadores, 44.1kHz, Até 100 canais e 48 kHz de fidelidade de reprodução, suporte a formato PCM. Efeitos especiais: Voice (w/ Pitch Shifting), Gain and Pan e everb/Chorus;
- Efeitos Texturas, fog, efeitos de luz e transparência, filtro bilinear, Z-buffer.
Jogos
O Nintendo 64 foi o último console doméstico a fazer uso de cartuchos de memória ROM, enquanto as concorrentes utilizavam CD-ROM em seus consoles. As principais vantagens eram a velocidade de acesso, já que as taxas de transferências na leirura de um chip de ROM são muito maiores do que as de um CD-ROM e a segurança, pois é relativamente difícil copiar um cartucho sem o equipamento correto.
Entretando, o custo de produção dos cartuchos era maior do que o dos CD-ROMs e a capacidade de armazenamento era menor, o que praticamente impossibilitava a utilização de arquivos de som e vídeos pré-gravados nos jogos. O jogo Resident Evil 2 foi uma das poucas exceções, pois além de um chip de ROM de 512 Mb, utilizava uma tecnologia especial de compressão de dados que permitiu que diálogos e vídeos fossem incluídos, embora em menor qualidade em relação às versões para outros consoles que utilizavam CD-ROM.A decisão de continuar a utilizar cartuchos espantou antigos parceiros, como a Square (responsável pelos jogos da série Final Fantasy), que passou a trabalhar com o PlayStation.
Os jogos da Nintendo que mais tiveram sucesso foram:
- Super Mario 64
- Star Fox 64
- The Legend of Zelda: Ocarina of Time
- The Legend of Zelda: Majora's Mask
- Mario Kart 64
- Mario Party
- Paper Mario
- Super Smash Bros.
- Wave Race 64
- GoldenEye 007
- Banjo-Kazooie e sua continuação Banjo-Tooie
- Perfect Dark
- Blast Corps.
- Conker's Bad Fur Day
- Diddy Kong Racing
- Donkey Kong 64
- Jet Force Gemini
- Killer Instinct Gold
- Perfect Dark
A Nintendo passou a usar mídias ópticas no GameCube, mas não CD/DVDs normais, mas o GameCube Optical Disc, Mini DVD difícil de piratear. O Nintendo Revolution usará DVDs um pouco maiores.
Recepção e vendas
No começo, o N64 teve boas vendas no Japão, mais não se garantiu. Mas nos EUA e Europa foi bastante bem-sucedido.A Nintendo garantiu o segundo lugar na guerra de consoles, atrás do PlayStation, tendo os dois consoles 40%(N64) e 51%(PS) do mercado. Isso é garantido graças ás séries consagradas da Nintendo como Mario e Zelda, exclusivas de seus consoles, e apesar da imagem "infantil" da Nintendo, jogadores crescidos se atraíram por GoldenEye 007, Resident Evil 2, Shadow Man, Doom 64 e Quake II.
32 milhões de Nintendo 64 foram vendidos. Pouco comparado aos 100 milhões do PlayStation, mas facilmente superando o Sega Saturn e videogames posteriores como o Xbox e o GameCube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário