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terça-feira, 20 de abril de 2010

história nintendo 64


O Nintendo 64 (N64) é o quarto video-game doméstico da empresa japonesa Nintendo.
Lançado em 23 de Junho de 1996 no Japão e em 29 de Setembro nos EUA, o Nintendo 64 contava com apenas dois títulos de lançamento: Super Mario 64 e PilotWings 64. Já quando foi lançado na Europa, em 1 de Março de 1997, o console contava também com o jogo Star Wars: Shadows of the Empire. Foi o último console doméstico a utilizar cartuchos (chamados pela Nintendo de "Game Packs"), distribuídos no Brasil inicialmente pela empresa Playtronic e posteriormente pela Gradiente Eletrônicos.
O console foi anunciado em 1993 com o codinome "Project Reality". Em 1995 fora primeiro apresentado com o nome Nintendo Ultra 64 [1], tendo o nome reduzido para Nintendo 64 em Fevereiro de 1996 (apenas 5 meses antes do lançamento).
Considerado inovador na época de seu lançamento, o console era dotado de um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics, o que possibilitou gráficos de qualidade inédita com profundidade de cor de até 32 bits. O Nintendo 64 também contava com um avançado processador de áudio, o que permitu a alta qualidade da trilha e efeitos sonoros, também inéditos na história dos consoles.
Toda essa complexibilidade tinha seu preço: os programadores afirmavam que era um grande desafio manter todos os processadores da máquina trabalhando em sincronia. A Nintendo argumenta que corrigiu o problema em seu novo console, o GameCube.

Especificações técnicas

  • Desenhado pela Silicon Graphics.
  • CPU: R4300i 64bit, clock: 93.75 MHz, 125MIPS;
  • Co-processador Cop0, Cop1, Cop2 (RCP) 64 bits, clock: 62.5 MHZ;
  • RAM 4MB (8MB com Expansion Pack);
  • Vídeo Paleta de 24bit, resolução 320x240, processamento 3d: 160MIPS;
  • Som Usa os co-processadores, 44.1kHz, Até 100 canais e 48 kHz de fidelidade de reprodução, suporte a formato PCM. Efeitos especiais: Voice (w/ Pitch Shifting), Gain and Pan e everb/Chorus;
  • Efeitos Texturas, fog, efeitos de luz e transparência, filtro bilinear, Z-buffer.

Jogos

O Nintendo 64 foi o último console doméstico a fazer uso de cartuchos de memória ROM, enquanto as concorrentes utilizavam CD-ROM em seus consoles. As principais vantagens eram a velocidade de acesso, já que as taxas de transferências na leirura de um chip de ROM são muito maiores do que as de um CD-ROM e a segurança, pois é relativamente difícil copiar um cartucho sem o equipamento correto.
Entretando, o custo de produção dos cartuchos era maior do que o dos CD-ROMs e a capacidade de armazenamento era menor, o que praticamente impossibilitava a utilização de arquivos de som e vídeos pré-gravados nos jogos. O jogo Resident Evil 2 foi uma das poucas exceções, pois além de um chip de ROM de 512 Mb, utilizava uma tecnologia especial de compressão de dados que permitiu que diálogos e vídeos fossem incluídos, embora em menor qualidade em relação às versões para outros consoles que utilizavam CD-ROM.
A decisão de continuar a utilizar cartuchos espantou antigos parceiros, como a Square (responsável pelos jogos da série Final Fantasy), que passou a trabalhar com o PlayStation.
Os jogos da Nintendo que mais tiveram sucesso foram:
  • Super Mario 64
  • Star Fox 64
  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time
  • The Legend of Zelda: Majora's Mask
  • Mario Kart 64
  • Mario Party
  • Paper Mario
  • Super Smash Bros.
  • Wave Race 64
Além disso, a Nintendo teve grande apoio da parceira Rare, com muitos jogos celebrados:
  • GoldenEye 007
  • Banjo-Kazooie e sua continuação Banjo-Tooie
  • Perfect Dark
  • Blast Corps.
  • Conker's Bad Fur Day
  • Diddy Kong Racing
  • Donkey Kong 64
  • Jet Force Gemini
  • Killer Instinct Gold
  • Perfect Dark
O último jogo lançado na Europa foi Mario Party 3(2001), enquanto nos EUA foi Tony Hawk's Pro Skater 3, em 2002.
A Nintendo passou a usar mídias ópticas no GameCube, mas não CD/DVDs normais, mas o GameCube Optical Disc, Mini DVD difícil de piratear. O Nintendo Revolution usará DVDs um pouco maiores.

Recepção e vendas

No começo, o N64 teve boas vendas no Japão, mais não se garantiu. Mas nos EUA e Europa foi bastante bem-sucedido.
A Nintendo garantiu o segundo lugar na guerra de consoles, atrás do PlayStation, tendo os dois consoles 40%(N64) e 51%(PS) do mercado. Isso é garantido graças ás séries consagradas da Nintendo como Mario e Zelda, exclusivas de seus consoles, e apesar da imagem "infantil" da Nintendo, jogadores crescidos se atraíram por GoldenEye 007, Resident Evil 2, Shadow Man, Doom 64 e Quake II.
32 milhões de Nintendo 64 foram vendidos. Pouco comparado aos 100 milhões do PlayStation, mas facilmente superando o Sega Saturn e videogames posteriores como o Xbox e o GameCube.
Dividimos este trabalho com a wikipedia sem o que não seria possível esta magnífica história.

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